quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Coluna: Na Correria! - Novos Artístas.

Boa Tarde Amigos...

Uma vez na semana pelo menos, vamos postar aqui uma entrevista!

Hoje iremos começar com a coluna: Na Correria - Novos Artistas.
Nesta coluna, vamos conferir a entrevista que realizei com a fotógrafa campineira Estela Alencar. Ela faz parte de uma nova geração de profissionais e que mesmo nova no ramo da fotografia, leva muito à sério a arte e seu trabalho.

Super recomendo e também fica aqui o meu agradecimento pela entrevista ao nosso blog de artes.
Bom, já falei bastante por hoje, vamos ver a entrevista que por sinal está bem bacana!

Forte abraço à todos e fiquem atentos, já estamos perto de conseguir 500 visualizações com apenas 3 postagens.....vamos rumo aos 1.000!!!!

E.Cruz.












E.Cruz: Especificamente quais são as coisas que fora a fotografia te chamam mais atenção em seu dia-a-dia?

Estela Alencar:
Gosto de observar o mundo ao meu redor. A diversidade e seus costumes, seja na rua, em livros, documentários, ao estudar idiomas e derivados.

E.Cruz:
Como foi ou está sendo a experiência de se notar e aceitar ser uma artista?

Estela Alencar:
Desde muito cedo tenho forte influência da arte em minha vida. Acredito que minha evolução como artista confunde-se com a minha vida em seu desenvolvimento. Aos poucos tenho amadurecido a ideia.

E.Cruz:
Como é o seu processo criativo para fotografar, ele muda de acordo com o tema ou o modelo?

Estela Alencar:
Gosto de conhecer quem estou retratando. Devido a principalmente fotografar pessoas, pergunto o nome, sua origem, do que gosta o ou desgosta. Conhecer o modelo é essencial, para o meu estilo de trabalho. Gosto de criar um clima de empatia com meus modelos, que eles se sintam íntimos a mim e, consequentemente, a câmera, para extrairmos o melhor do expressivo, da essência desta pessoa.

E.Cruz:
Você acredita mais no poder dos equipamentos ou no poder do conhecimento? e ainda, quanto o estudo da fotografia pode fazer a diferença? caso você acredite que sim, nos dê um exemplo prático disso em sua carreira!

Estela Alencar:
De nada adiantará você ter um ótimo equipamento e nenhum conhecimento adquirido. Trabalho com um equipamento considerado deveras ultrapassado, e tenho vontade de atualizar meu equipamento. Porém, extraio dele todos os recursos e, em conjunto com meu conhecimento, realizo o meu trabalho. Modéstia parte, gosto do que produzo, mas sempre com a humildade de uma eterna aprendiz. Tratando-se em fotografar pessoas, igualmente: sem humildade, simpatia, prática, respeito pelo outro e segurança em seu trabalho, como você fará alguém se sentir bem em frente as suas lentes? Equipamento caríssimo nenhum fará isso por você.

E.Cruz:
Ao fazer uma auto análise, o que você falaria para motivar a artista dentro de você? e que cuidados você tomaria nesse inicio de carreira artística?

Estela Alencar:
Estou aqui para registrar as pessoas em, maioria, momentos especiais em sua vida. Seja de felicidade, superação, renascimento. Me motiva ter tamanha responsabilidade em proporcionar o registro de momentos tão especiais. E nessas horas reflito o quão humanos e sensíveis somos, apesar do caos presente em nossas vidas. E no registro que capturo essa essência tão sensível.

E.Cruz:
Ao chegarmos no fim dessa entrevista, você gostaria de agradecer, pedir, registrar experiência ou algo do tipo? Por favor fique à vontade, o espaço é seu!

Estela Alencar:
Você que esta iniciando na fotografia, ou até mesmo possui anos de experiência, lembre-se: Humildade sempre. O nosso meio não deveria ser formado por uma maioria egocêntrica. Principalmente, tratando-se do registro de pessoas, devemos respeitar e ajudar aqueles que estão começando. Respeitar os clientes igualmente. Tantas vezes pedi ajuda a fotógrafos e não fui correspondida. Hoje, retribuo adotando fotógrafos iniciantes, para ensinar e deixa-los fotografar eventos e ensaios que realizo (sem o peso da grande responsabilidade de fotógrafo principal). Agradeço a Deus pelo dom da partilha, da humildade, da sabedoria e perseverança, para seguir em frente expandindo o meu trabalho.

Contatos do Artista:


Websites: www.flickr.com/photos/estelaalencar, www.facebook.com/estela.alencar e www.facebook.com/EstelaAlencarFotografia
 E-mails: estela_alencar@outlook.com  e Telefone: 19 98331-2489.


Conteúdo e Reportagem: E. Cruz.