segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Há sempre um começo.







Definição técnica: O artista plástico lida com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário. Expõe os trabalhos em galerias, museus ou lugares públicos, ilustra livros e periódicos, além de, por meio de técnicas de animação, editoração eletrônica e digital, produzir vinhetas para TV e sites. Também gerencia acervos e mostras em centros culturais e fundações.(Fonte: Guia do Estudante).


Não me lembro direito e nem com tantos detalhes a primeira vez em que fiz algum desenho na sala de aula da escola, na turma do ginásio; e de fato fui elogiado pela professora... mas tenho certeza de uma coisa: Era na aula de educação artística e sim, eu lembro do sentimento que tive...foi incrível! Essa sensação foi algo de que nunca esqueci, e agora depois de pelo menos uns 15 à 17 anos depois eu estou conscientemente buscando isso todos os dias de minha vida.


Até algum tempo atrás, não fazia a menor ideia do que eles faziam e nem como isso de fato seria uma profissão! Demorei muito, pelo menos é o que eu achei, para entender e saber que mesmo com toda dificuldade de qualquer atribuição profissional ser um artista plástico é possível e acima de tudo, pode ser rentável o suficiente para sobreviver e ser feliz.

Foi em 2011 perto da chegada de meu filho, que tomei o primeiro passo para entrar no mundo das artes e através de algo que me apaixonei completamente pela infinita possibilidade de áreas de atuação: Comprei um câmera digital e decidi que estudaria para ser um fotógrafo, mesmo muita gente achando que para apertar um botão isso não seria necessário! Não concordo com isso, e mesmo depois de ter me formado técnico em fotografia ainda estudo técnicas e maneiras de como melhorar as imagens que produzo.

Pois bem, em 2013 tive uma notícia ruim(Naquele momento) sobre a faculdade que estava cursando e a partir dessa notícia, fui encorajado a pegar uma pequena economia, trabalhar mais ainda e juntar uma grana para ir estudar no exterior...alguns meses depois consegui junto com minha família e visitei o berço da arte acadêmica mundial: Londres e Paris. Nunca mais fui o mesmo desde que voltei, tantos museus, galerias, exposições e contato diário com aquilo que lá atrás no ginásio havia sentido nas aulas de artes... sem muitos detalhes por hora, é importante registrar que minha vida mudou completamente de foco e assim com toda aquela carga de passado presente em meu coração e mente, decidi mais uma vez, mas agora com toda minha alma e querer....serei um artista plástico.

Por hoje, ao concluir esse primeiro contato com o blog...ressalto que o filme/documentário que se chama: A Obra de Arte(diretor: Marcos Ribeiro), foi de suma importância para essa minha decisão; pois ali eu enxerguei o futuro do meu dia-a-dia de trabalho e prazer como ofício.

Meu principal objetivo com esse canal de comunicação é transmitir um pouco das coisas que aconteceram, acontecem e que virão na busca de exercer minha profissão no imprevisível mundo da arte.

Ah! e mais para frente darei exemplos de como essas pessoas são e atuam no mundo, muitos não são compreendidos e de fato talvez seja realmente complicado de entendê-los por completo, mas conheço alguns e também acredito muito de que a maioria que fazer alguma diferença no meio em que eles vivem! Eu quero fazer isso também, tenho ideias transbordando de minha mente e coração e espero que a maioria delas aconteça e sempre para modificar algo ou alguém para melhor.

Sim... Sou mesmo Artista!

E. Cruz.