quinta-feira, 3 de março de 2016

Descomplicando a alegria.

Intervenções Artísticas: Intervenção, no universo das arte, é todo processo que provoca uma interferência artística seja num espaço urbano, em obras de arte ou produtos preexistentes. O principal objetivo artístico das intervenções é, geralmente, uma aproximação do trabalho do artista com a vida cotidiana para tornar a arte mais acessível ao público.


















No ano de 2012 em uma das noites em que a minha insônia ataca forte, fiquei acordado até tarde e comendo tudo que via pela frente. Nesta noite em questão, assisti a um programa de entrevistas aonde ouvirá pela primeira vez a expressão: Intervenção Artística! No momento fiquei intrigado mais ao longo da entrevista, fui ficando cada vez mais interessado no assunto e no final do programa; tudo aquilo que a artista estava dizendo chegava à minha mente como se eu já soubesse sobre tudo aquilo e o mais incrível é que imediatamente a minha cabeça começou a fervilhar de ideias... Aí mesmo que não dormir mais!

Passado essa primeira experiência, naquela mesma semana; dentro da sala de aula na faculdade comecei a conversar com uma amiga (Fernanda Cavalcanti) que também é artista e das boas. Ela faz um grafite como ninguém! Eu posso dizer que escrevemos algumas páginas sobre tais ideias... Mas nenhuma nos empolgou mais do que a criação de algo que pudéssemos levar alegria simples e genuína a várias crianças ao mesmo tempo! Pronto, estava criado ali o que alguns anos depois eu oficialmente chamaria de: `` Viagem Sem Fim ´´.

Esse projeto especificamente tem me trazido muita satisfação ao fazê-lo e pelo o que tenho visto nos olhos das crianças que já passaram por ele... Encontram mais alegria do que talvez conseguissem em muitos anos de vida, sem tais oportunidades culturais.

Até agora, os dados oficiais dessa nossa intervenção artística; são:
Locais: 3 Bairros, 2 Cidades (Belo Horizonte e Campinas), cerca de 30 colaboradores, quase 150 crianças contempladas, muitos sorrisos e sonhos envolvidos.

Ficam aqui algumas imagens desses acontecimentos e é claro o meu agradecimento por todos e todas que de alguma forma se envolveram com esse projeto, Muito Obrigado!
E é claro que ele não terminou, e pretendo não deixar acabar. Todos aqueles que queiram por em prática em sua comunidade, escola, vizinhança, basta entrar em contato comigo pelo blog ou no meu facebook. Será um prazer levar alegria e sorrisos a mais crianças espalhadas por todo nosso país.

Vamos descomplicar mais?!
Abraço a todos... Cruz.